Coberturas
As coberturas definem e mensuram a extensão do interesse segurado. Por meio da cobertura sabemos quais os riscos estão segurados, e quais os valores serão indenizados na ocorrência de um sinistro.
As coberturas são um objeto de análise cuidadosa por parte do Corretor de Seguros. Ao definir as coberturas o Corretor traduz a indenização necessária para a manutenção do patrimônio do segurado, afim de que a indenização seja capaz de satisfazer suas perdas.
As coberturas influenciam diretamente no prêmio do seguro. Este ponto requer grande atenção por parte do segurado durante a contratação. Quanto maiores os riscos e as coberturas, maior será o valor pago, levando o segurado a buscar reduzir as coberturas durante o fechamento do contrato para economizar na contratação do seguro. Neste ponto mora um grande perigo, pois ao reduzir as coberturas, o patrimônio pode não ter a manutenção necessária à sua recomposição, não tendo o segurado uma indenização à altura de suas perdas. Nessa situação, temos o famoso dito popular: "o barato pode sair caro".
Para que o segurado possa fazer a manutenção de seu patrimônio em detrimento da ocorrência de um sinistro, é fundamental que as coberturas contratadas na apólice de seguro estejam dentro de uma margem satisfatória. Esta análise é realizada pelo Corretor de Seguros, sendo ponto fundamental durante a contratação do seguro.